Erro médico é qualquer ação ou omissão por parte de um profissional de saúde que cause dano ao paciente, seja por negligência, imprudência, imperícia ou violação ao dever de informação.
Os tipos mais comuns de erro médico incluem diagnóstico incorreto ou tardio, falha na administração de medicamentos, procedimentos cirúrgicos mal executados, falta de acompanhamento adequado após procedimentos e falta de consentimento informado.
Em caso de suspeita de erro médico, é importante buscar orientação legal especializada. O paciente pode registrar uma reclamação junto ao conselho profissional da categoria do profissional de saúde envolvido e também buscar assistência de um advogado especializado em direito médico.
O paciente tem direito a receber tratamento adequado para corrigir o erro, indenização pelos danos causados, incluindo despesas médicas, hospitalares e até danos morais e materiais, e, em alguns casos, a punição do profissional responsável pelo erro.
Os pacientes podem adotar medidas como buscar informações sobre seu estado de saúde, fazer perguntas ao médico sobre diagnósticos e tratamentos propostos, buscar uma segunda opinião médica em casos complexos, manter um histórico médico atualizado e participar ativamente das decisões sobre seu tratamento.